Logo da Bird

Anatel

Projetos Técnicos para legalização de frequência junto a Anatel

Conforme disposto na Lei Geral de Telecomunicações (Lei n° 9.472 de 16 de julho de 1997), todo e qualquer sistema de radio comunicação deverá estar acompanhado de suas respectivas licenças de funcionamento expedidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que serão obtidas pela apresentação de projeto técnico elaborado por nossos engenheiros devidamente habilitados, além de documentos específicos para esse fim.

Além do projeto técnico inicial de radiocomunicação, prestamos ainda serviços.

  • a) Acompanhamento de todas as etapas do licenciamento, até a efetiva expedição das licenças de funcionamento pela Anatel;
  • b) Renovação de Outorga, caso a validade de suas licenças de funcionamento esteja vencida.
  • c) Alteração de projeto para adequação do sistema de radiocomunicação junto a Anatel, por exemplo, mudança de endereço de estação, alteração de frequência, ampliação ou reduçao de sistema existente e outros.
  • d) Cancelamento de estações inoperantes, evitando que sua empresa tenha os custos das taxas emitidas pela Anatel.
  • e) Retirada de licenças de funcionamento disponíveis na Anatel.
  • f) Defesa de Auto de Infração emitido pelo Departamento de Fiscalização da Anatel, para as irregularidades apontadas pelos fiscais em vistorias realizadas.
  • g) Emissão de Relatórios de Conformidade de acordo com a resolução No. 303 – Anatel, que dispõe sobre a exposição a campos eletromagnéticos.

O uso de equipamentos de radiocomunicação requer um projeto técnico de serviço limitado privado de telecomunicações que nossa empresa fará o encaminhamento junto a Anatel em nome de sua empresa. Este projeto será efetuado por um engenheiro de telecomunicações e acarretará nos seguintes custos:

Primeiro Ano:

Execução do projeto (serviço do engenheiro mais taxa do CREA, pago no momento da entrega do protocolo da Anatel)

Valor conforme complexidade do projeto.


PPDUR (Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequência – taxa da Anatel válida por 10 anos) Não há valor fixo para esta taxa emitida pela Anatel, os critérios para o cálculo desta taxa são variáveis de acordo com as fórmulas expostas na Resolução n° 68 de 20 de novembro de 1998.


PPDEST – Preço Público pelo direito de Exploração de serviços de Telecomunicações, aprovada pela resolução N.o 386 de 03.11.2004.


TFI – Taxa de Fiscalização de Instalação


TFF – Taxa de Fiscalização de Funcionamento


Taxa anual referente às estações autorizadas pela Anatel, com vencimento fixo para 31 de março de cada ano.


Obs. 1: As taxas acima expostas são aplicadas para o Serviço Limitado Privado, para outras modalidades ou submodalidades favor consultar.


Obs. 2: As taxas recolhidas em agência bancária ou através de atendimento automático (caixa eletrônico ou internet) deverão ser apresentadas à Anatel através de cópia autenticada para comprovação de pagamento e conseqüente retirada de suas licenças de funcionamento.


Obs. 3: O pagamento das taxas não implicará no envio automático das licenças de funcionamento por parte da Anatel ao respectivo permissionário.


Do site da anatel (www.anatel.gov.br) você pode fazer o dowload de toda a legislação.

Os principais tópicos são:

  • Lei Geral de Telecomunicaçõe
  • Regulamento do Serviço Limitado Privado
  • Norma n° 13 / 97
  • Portaria n° 1207 (Serviço Móvel Itinerante)
  • Resolução Anatel n° 68 (Criação da taxa PPDUR e sua respectiva forma de cálculo)
  • Resolução Anatel n° 386 (Criação da PPDEST)
  • Lei nº 9691 (Fixa valores para as taxas TFI e TFF)
  • Resolução Anatel n° 303 (Exposição a campos eletromagnéticos)
  • Anexo Resolução Anatel n° 303
  • Resolução Anatel n° 305 (Radiação restrita)

Outros Serviços

certificado motorola gold

Este certificado é emitido pela Motorola, qualificando o parceiro para o atendimento comercial, técnico e de suporte aos produtos de rádio comunicação.

Trata-se de um programa de canais onde a Revenda Motorola todo ano é avaliada e baseado nos treinamentos realizados na Motorola, experiência na condução e execução de projetos, resultado em volume de vendas e satisfação dos clientes, a Motorola valida e emite este certificado de Autorização.

imagem ilustrativa de noticia

Radiocomunicação na construção

É cada vez mais frequente o uso de aparelhos radiocomunicadores em condomínios, construções, segurança e empresas que precisam de equipes se comunicando. Geralmente, os porteiros, zeladores, funcionários da manutenção,da construção civil, do setor de ...